
Caminhão elétrico 100% fabricado no Brasil é apresentado durante 35ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha
Durante coletiva de imprensa realizada no primeiro dia do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, na Fiergs, o presidente e CEO mundial do Grupo Volkswagen Truck & Bus, Andreas Renchler, e o presidente e CEO da Man Latin America, Roberto Cortes, apresentaram o protótipo do e-Delivery. O veículo é o primeiro caminhão 100% idealizado e fabricado no Brasil, e terá autonomia de 200 quilômetros. O projeto tem como objetivo atender aos segmentos de logística verde, com zero emissão de carbono e circulação em locais com baixo ruído.
Andreas Renchler ressalta que “pensamos em soluções viáveis para o cliente. Muitas ideias são possíveis de se realizar, mas nem todas serão viáveis financeiramente por muitos anos. Nosso negócio é a realidade do cliente, ou seja, que ele possa ter retorno com isso”, disse. Para Roberto Cortes, a projeção de fabricação em série é o ano de 2020. “Precisamos verificar a performance do veículo na vida real, no dia-a-dia. Por isso fechamos uma parceria com a Ambev para testar o produto”, antecipa. Por meio da aproximação entre as duas empresas, o caminhão será testado em diversas condições, no modo de operação normal do tipo de cliente que a VW projetou o e-Delivery. A primeira cidade a realizar os testes será São Paulo, em 2018.
Entre as características do e-Delivery estão o conceito plug-in, em que as baterias podem ser carregadas por um dispositivo externo padrão CSS. Alinhado à realidade do mercado, o modelo conta com duas opções de recarga: rápida, possível de atingir 30% da carga em apenas 15 minutos, com possibilidade de ser realizada várias vezes ao longo da rota; e lenta, com recarga total no tempo de três horas. Serão dois modelos: 9 e 11 toneladas.
Foto: Tatiana Csordas